quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Só para lembrar


só para lembrar a todos que são (ou forem) colaboradores que eu passo para todos o status de administrador, ou seja, pode-se mudar tudo aqui!

abraços,,

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ah, o blog-nerd!

Aí, galera
Espero que tenha sido entendida qual é a idéia do blog,
postar os fichamentos, resumos, notas ou qualquer coisa que possa nos ajudar em uma prova ou qualquer coisa. Compartilhar o que fazemos em casa e, quem sabe, até discutir sobre isso ou qualquer outra coisa que nos dê na telha.
Sim, fins nerds mesmo...


mas acho que perto das provas até que vai ter gente gostando disso aqui!

É isso aí, chega de conversa
abraços

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

FICHAMENTO de “Individualismo e Liberalismo: V alores Fundadores da Sociedade Moderna”, de J. B. Damasceno - pte.1

1 – Individualismo

A parte do texto dedicada ao Individualismo é baseada no conceito do termo por Louis Dumont, e é, basicamente, sua contraposição aos termos Holismo, Nacionalismo e Cristianismo e, por fim, há uma conclusão relevando o individualismo do homem em relação ao seu comum e ao Estado.

O individualismo é relevância do indivíduo diante da sociedade e do Estado. Isto é, é a característica de um indivíduo ser único e supremo, independente, submisso unicamente à sua própria vontade.
Característica das sociedades modernas e – principalmente – ocidentais, o individualismo contrapõe-se ao ideal holístico justamente pelo posicionamento do indivíduo em relação aos outros. Para o primeiro, o homem é um ser único entre outros (dá-se a idéia de seu surgimento a partir do surgimento de uma diferença em uma sociedade igual, holística, criando o “indivíduo-fora-do-mundo”) enquanto para o segundo, o homem é mais um entre outros, parte da composição de um todo.
Sendo o nacionalismo o sentimento de um grupo, pode-se dizer que ele se contrapõe ao individualismo. Porém, deve-se lembrar que o nacionalismo ( e também o ideal de nação) são historicamente vinculados ao ideal individualista e, ainda, a nação é onde o indivíduo mais se encontra (como indivíduo único) e faz parte desse grupo de indivíduos (chamado nação).
A partir da idéia de que o indivíduo é o valor supremo, o cristianismo e o individualismo se contradizem, sendo para o cristianismo Deus o valor supremo. Sendo assim, a sociedade cristã é basicamente holista.
Comparada com a sociedade hindu, a organização da sociedade cristã medieval é praticamente igual à primeira, sendo diferenciada por um único – e forte – fator. Enquanto a sociedade hindu era controlada unicamente no aspecto religioso, a sociedade medieval era controlada religiosamente e materialmente, ou seja, o chefe espiritual era também o chefe político. Ou seja, a Igreja era o Estado.
“Com o surgimento do Estado moderno, extingue-se a harmonia universal do todo com Deus”. Portanto, para o direito natural, em uma sociedade moderna e cristã, o sujeito é um ser que contempla a Deus e é dotado de razão e de sua independência. Enquanto isso, para o direito positivo, o indivíduo é igual perante os outros e é livre de qualquer crença, valor e relação com seus iguais, de acordo com seu interesse e necessidade.