Antropologia: Aula 1 (27/maio)
Em comparação à Sociologia:
Enquanto a sociologia utiliza um método quantitativo e estatístico, a antropologia possui um olhar mais específico (ou micro) sobre o objeto, que é a cultura - diferentemente da sociologia, que analisa a sociedade. A cultura é um elemento que, entre os indivíduos, identifica e ao mesmo tempo diferencia, aproxima e antagoniza.
O surgimento da Antropologia:
O termo "Antropologia" foi criado ao "Sociologia", nos séculos XVII e XVIII. Porém, o desenvolvimento da ciência é posterior, se dá no século XIX, por meio de um etnocentrismo surgido durante o neocolonialismo, e com isto, houve a diferenciação entre colonizador e colonizado. Há a apropriação da cultura do colonizado, que se torna uma mercadoria e é exportada à Europa e exibida como uma cultura inferior, primitiva, marcada pelo evolucionismo, por o colonizador busca encontrar nesta cultura "primitiva" o seu passado, o que ele já foi. Não havendo interesse na cultura local e sendo ela apenas uma forma do colonizador compreender a sua própria, há o preconceito.
O etnocentrismo e o evolucionismo contra o relativismo:
A ruptura do olhar preconceituoso do outro se dá ao momento em que a Antropologia passa do museu para a universidade (academia), em que o etnocentrismo acaba, e há uma preocupação e um entendimento do "outro" e , a partir disto, o respeito. O fim da "Antropologia de varanda" se dá com Malinowski. Para ele, não há possibilidade de se confiar no relatório de alguém que não vai a campo, que prescinde do contato direto com o objeto a ser estudado. A Antropologia acadêmica e relativista compõe a 2ª fase da Antropologia. Aproxima-se o antropólogo do objeto por meio da etnografia - o método antropológico de análise e o trabalho de campo sendo apenas uma parte dela, isto é, o antropólogo insere-se na cultura, o seu objeto de estudo.
A busca pelo exótico, objeto da 1ª fase antropológica, junto ao etnocentrismo, é derrubado pelo relativismo de Malinowski na década de 20, e então o selvagem passar a ser a sociedade colonizadora, devido às guerras nesse período, e o "selvagem colonizado" não é mais inferiorizado, pois é organizado e mantém-se autonomamente. Além disso, teria muito a ensinar sobre companheirismo para o colonizador "civilizado - que vive no meio de guerras.
Escolas Antropológicas:
- Evolucionismo ( Morgan, Tylor);
- Historicismo (Boas);
- Funcionalismo (Malinowski);
- Estruturalismo-Funcionalismo (Mauss);
- Estruturalismo (Levi-Strauss);
- Interpretativismo (Geertz);
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